Melasma e Nutrologia

Melasma e Nutrologia

Melasma é um distúrbio de pigmentação que acomete prioritariamente o rosto fazendo com que ele apresente manchas em tons de marrom. Essas indesejáveis manchas acometem ambos os sexos, mas são muito mais prevalentes em mulheres.

Exposição solar intensa ou continuada, mormaço, distúrbios hormonais, gestação e uso de anticoncepcionais orais são fatores que podem dar o gatilho no surgimento do melasma e fazer com que ele se perpetue. E hoje em dia não podemos deixar de mencionar também a exposição frequente à tela de celulares e computadores.

É uma das queixas mais comuns dos consultórios dermatológicos e, apesar de não ter cura, existem hoje diversas opções eficazes de tratamento.

A grande novidade é que podemos modular o melasma também nos consultórios de nutrologia, o que se torna um grande auxílio aos tratamentos dermatológicos.

Mas como a Nutrologia pode auxiliar o tratamento do melasma?

Antixoxidantes orais: existem uma gama extensa dessas substâncias que devem ser prescritas de forma individual e personalizada de acordo com a estação do ano. A associação de antioxidantes com função de fotoprotetor oral e redutores do eritema (vermelhidão) induzido pelo mormaço pode ser um combo interessante contra o melasma.

Medicamentos que controlam a vascularização do melasma: hoje sabemos que esta afecção não é um distúrbio só de pigmentação, mas também vascular. Se diminuirmos os vasinhos que “alimentam” o melasma, ele se torna mais fácil de ser controlado.

Antioxidantes venosos: temos opções específicas de antioxidantes que podem ser aplicados diretamente na veia, por sua ação mais rápida e eficaz. Alguns inclusive com ação na própria tirosinase, que é a chave da produção das manchas do melasma.

Tratamento da disbiose intestinal: podemos melhorar a absorção dos nutrientes antiinflamatórios e acrescentar probióticos que melhoram a capacidade imunológica da pele frente a exposição à radiação ultravioleta.

Reposição efetiva de Vitamina D: já que a exposição solar é um dos principais vilões do melasma, repor vitamina D se torna fundamental já que é se expondo ao sol que produzimos esta vitamina. Em pacientes com uso frequente de cremes fotoprotetores, precisamos repor muitas vezes a vitamina D em injeções intramusculares.

Por fim, melasma é um distúrbio de pele que deve ser tratado primariamente com o dermatologista. Mas a nutrologia pode exercer uma papel coadjuvante de extrema importância no manejo e controle dessas manchas tão indesejáveis.

Fonte: Dra. Jackelyne Mendonça



CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES E PROMOÇÕES

x

Agende sua consulta via WhatsApp

Agende sua consulta via WhatsApp

x

Agende sua consulta via WhatsApp

Agende sua consulta via WhatsApp