Limpeza de Artigos Hospitalares: Etapa Importante

Limpeza de Artigos Hospitalares: Etapa Importante

A primeira etapa do processamento de materiais hospitalares é a limpeza. É crucial para que as etapas subsequentes (desinfecção e esterilização) sejam eficazes. Ter o conhecimento sobre técnicas de limpeza dos artigos em questão e realizá-las adequadamente garante segurança aos clientes.

Conceitua-se a limpeza como um processo de remoção física de impurezas aderidas em utensílios com água, sabão e detergentes enzimáticos. Pode ser realizada manualmente ou com o auxílio de máquinas. Durante o processo é indispensável o uso de equipamentos de  proteção individual como luva, máscara, gorro e avental.

O processo de limpeza demanda de estrutura física adequada, água potável e ás vezes água esterilizada, materiais e equipamentos específicos (detergentes, esponjas, cubas). Demanda ainda de recursos humanos com habilidade para realizá-la de modo adequado.

Especial atenção deve ser dispensada ao enxágue, nenhum resíduo de sabão, detergente, mineral ou fluido deve ficar aderido no material. É importante também que o processo de secagem ocorra 100% para não haver umidade residual, o que pode favorecer o crescimento de microorganismos. Por fim, uma boa inspeção visual é recomendada para garantia de remoção de qualquer resíduo.

Percebe-se então, que nenhum material de saúde deve ser submetido à desinfecção e esterilização sem ter passado pelo processo de limpeza. Isso garante segurança aos procedimentos dispensados, garantia de qualidade de assistência, preocupação e respeito por clientes.

 



CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES E PROMOÇÕES

x

Agende sua consulta via WhatsApp

Agende sua consulta via WhatsApp

x

Agende sua consulta via WhatsApp

Agende sua consulta via WhatsApp