Cuidados com curativos e feridas cirúrgicas

Cuidados com curativos e feridas cirúrgicas

Em dermatologia existem recursos tecnológicos e procedimento que confirmam hipóteses diagnósticas. A biópsia é um deles e envolve a retirada de um pequeno pedaço de pele para análise. Esse procedimento e outros cirúrgicos resultam em um corte denominado ferida operatória (FO). As bordas desse corte comumente são aproximadas com suturas –pontos- e então a região é protegida com curativo.

Feridas operatórias geralmente são protegidas com materiais que impedirão o contato da lesão com o meio externo prevenindo infecção e promovendo cicatrização. Após procedimento que resulte em uma FO os profissionais de saúde realizam o curativo e em grande parte dos casos essa cobertura é mantida por 24 hs.

Alguns cuidados devem ser conferidos a lesão como limpar adequadamente, secar, trocar a cobertura a ser posicionada no local, ter cuidado ao manipular a área e higienizar as mãos antes da troca do curativo.

É importante procurar atendimento de saúde se for observado no local secreções, dor, vermelhidão, inchaço, pois isso pode indicar uma infecção. Atenção as bordas da ferida também, essas devem estar aproximadas pelos pontos, se estiverem abertas procure ajuda profissional.

Para facilitar a realização do curativo, separe previamente materiais que se possa utilizar tais como gaze, soro fisiológico, esparadrapo, micropori, pomadas e demais produtos que lhe for indicado.

Após a ferida cicatrizar os pontos podem ser retirados, o período de manutenção dos mesmos geralmente é entre 7 e 15 dias porém varia conforme critério médico. Realize o curativo conforme o profissional de saúde orientar e esteja sempre atento a fatores que prejudicam e facilitam a cicatrização, assim o processo será mais rápido e poderá se prevenir complicações.



CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES E PROMOÇÕES

x

Agende sua consulta via WhatsApp

Agende sua consulta via WhatsApp

x

Agende sua consulta via WhatsApp

Agende sua consulta via WhatsApp