Como

Como "driblar" os abusos do carnaval

O Carnaval acabou! O abuso da alimentação e do consumo de bebida alcoólica nesta época do ano é praticamente inevitável, seja para quem foi curtir a folia ou para quem aproveitou o feriado para descansar.

Confira neste e nos próximos posts, algumas dicas simples para evitar que os abusos do carnaval não façam uma reviravolta em seu metabolismo:

- Beba água: é clichê, mas é uma dica valiosa. Hidrate-se em uma quantidade maior que a habitual. Beba 40 mL de água por cada kilo de peso corporal. Por exemplo, se você pesa 70 kg, consuma 2.800 mL de água por dia. Mas estamos falando de água, ok? A mesma não deve ser substituída por sucos e refrigerantes. Outra dica valiosa: misturar uma colher de chá de sal rosa do himalaia para cada 1L de água e beber esta mistura ao longo do dia – ela vai ajudar a otimizar a hidratação do corpo, a equilibrar o pH, a prevenir cãibras musculares e na eliminação das toxinas.  

- Faça jejum: isso mesmo! Você não sabe o benefício que 12h de jejum pode fazer pelo seu organismo em períodos de orgias gastronômicas e alcoólicas. Se sua última refeição / ingestão de álcool for às 2h da manhã, fique até às 2h da tarde sem consumir alimentos e bebidas alcoólicas. Beba muita água neste período; frutas de baixo índice glicêmico - como a maça verde - estão liberadas, assim como o consumo do suplemento BCAA. Para a prática de jejum intermitente superior à 12h, o ideal é o acompanhamento especializado com médico nutrólogo e/ou nutricionista para a adequação individual conforme sua genética e seu metabolismo.

- Consuma BCAA: este é o suplemento chave para quem “ficar sem beber” não for uma opção. Além dos inúmeros benefícios já conhecidos, o BCAA (Aminoácidos de Cadeia Ramificada – Leucina / Isoleucina / Valina) exerce um efeito protetor hepático. Isso mesmo, ele ajuda a proteger o nosso fígado tão recrutado pelo excesso de álcool e alimentos. O fígado funciona como uma espécie de “estação de tratamento” do nosso corpo e o consumo de BCAA vai auxiliar o nosso organismo no processo de detoxificação hepática. Em qual quantidade? A dosagem deve ser personalizada, mas consumir 7g de BCAA de 8/8h no período do carnaval seria uma quantidade interessante. Ah, pode ser consumido por qualquer pessoa saudável, o uso de suplementos não é restrito a quem pratica atividade física.  

Fonte: Dra. Jackelyne Mendonça



CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES E PROMOÇÕES

x

Agende sua consulta via WhatsApp

Agende sua consulta via WhatsApp

x

Agende sua consulta via WhatsApp

Agende sua consulta via WhatsApp