Adesão ao tratamento e sucesso terapêutico

Adesão ao tratamento e sucesso terapêutico

Nas áreas de nutrologia, tricologia, nutrição e estética há ampla disponibilidade de opções terapêuticas. Nessas áreas existem muitos medicamentos e procedimentos para melhora da qualidade de vida, bem estar, longevidade, emagrecimento, bem como para quaisquer outras demandas de pacientes, porém, sem a participação desses em seu processo de tratamento os resultados podem ser comprometidos.

Entende-se como adesão ao tratamento o cumprimento das medidas terapêuticas indicadas, medicamentosas ou não, ou seja, trata-se da conduta dos pacientes frente às terapêuticas propostas. É influenciada pela confiança depositada no profissional que prescreve, entendimento da necessidade da indicação, respeito ao modo de uso das medicações; motivação e responsabilidade do paciente frente ao que foi proposto.

Como exemplos de adesão tem-se o uso de medicações conforme proposto 

- horário, dose, frequência

- respeito ao número de sessões dos mais variados procedimentos 

- drenagem linfática, laser, refinamentos, aplicações medicamentosas e intervalos corretos entre elas, realização dos retornos necessários e possíveis exames correlacionados.

Não se pode afirmar que a adesão é algo simples, tanto é que não aderir a tratamentos ainda é muito frequente. O que significa muitos desfechos clínicos desfavoráveis, ou seja, não são atingidos resultados terapêuticos eficazes, trazendo insatisfação de pacientes e profissionais; bem como investimentos em vão, gasto de tempo e estresse. E se a terapêutica estiver relacionada no controle de doenças como hipertensão e diabetes, a não adesão pode ter graves consequências como resultado.

No que tange a melhora da adesão aos tipos de tratamentos indicados, é aconselhável que a relação paciente e profissional seja de confiança, diante dúvidas e questionamentos realizar esclarecimentos imediatamente, entender sobre as propostas oferecidas, estar ciente de prováveis efeitos adversos, e de que terá que dispensar tempo e possíveis investimentos em saúde. Por fim, que seja fechado um ciclo, ou seja, avaliação inicial, prescrição, tratamento e avaliações finais. Não de ponto sem nó, de continuidade ao seu tratamento.

As opções terapêuticas que proporcionam rejuvenescimento, longevidade e qualidade de vida estão só aumentando, mas para ter seus benefícios nos exige empenho e participação ativa no tratamento. Os profissionais da saúde mostram o caminho a ser percorrido, mas a responsabilidade do êxito é conjunta, ou seja, demanda da responsabilidade do paciente também.



CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES E PROMOÇÕES

x

Agende sua consulta via WhatsApp

Agende sua consulta via WhatsApp

x

Agende sua consulta via WhatsApp

Agende sua consulta via WhatsApp