A beleza que vem de dentro

A beleza que vem de dentro

Queixas estéticas são cada vez mais comuns nos consultórios médicos. Mas como o médico nutrólogo pode ajudar na saúde da pele e na melhora dessas alterações que tanto afetam o bem-estar das pessoas? Em diversas alterações inestéticas, como a celulite, gordura localizada, flacidez, estrias e acne. 

CELULITE: alteração de pele, tecido gorduroso e circulação. É possível otimizar o tratamento dos temidos furinhos além dos conhecidos cremes anti-celulite, atividade física e procedimentos estéticos. O uso de suplementos para estimular a firmeza da pele, aumentar o metabolismo no tecido gorduroso e substâncias diuréticas e com capacidade de melhorar o inchaço são uma preciosa arma para essa condição inestética. E a novidade do momento são os “cremes hormonais”, prescritos de forma individualizada após a avaliação de exames do paciente. Para uma dieta “tapa-furinhos” invista em café, chá-verde e frutas diuréticas como melão, melancia e abacaxi.

GORDURA LOCALIZADA: é aquela gordurinha chata - os famosos “pochete”, “pneuzinho” e “culote” - que insistem em ficar mesmo em indivíduos com peso ideal. Sabia que pode ser um problema hormonal? Homens com baixa testosterona e mulheres em uso de anticoncepcional oral são fortes candidatos a terem as indesejadas gorduras localizadas. A modulação hormonal é uma forte aliada na queima dessas gordurinhas. Alimentos termogênicos, como canela, pimenta-caiena e gengibre podem ser benéficos.

FLACIDEZ: causada pelo envelhecimento e consequente degradação das fibras elásticas e colágenas. O envelhecimento é inevitável, mas manter uma pele saudável é opcional. Hábitos de vida saudáveis, alimentação balanceada, fotoproteção e evitar o tabagismo (mesmo passivo) são passos importantes contra a flacidez cutânea. O uso de antioxidantes, estimuladores de colágeno e suplementos protéicos são um auxílio, além do tratamento precoce da menopausa (mulheres) e andropausa (homens). Invista em alimentos ricos em silício, como cebola, aspargo e alho-poró.

ESTRIAS: se sua herança genética traz predisposição para estrias, o cuidado deve ser redobrado. Neste caso as fibras de sustentação da pele tendem a se romper como um “elástico enfraquecido”. Evitar o efeito sanfona e ter cuidado em períodos de crescimento rápido como gestação e adolescência são fundamentais. Manter uma dieta protéica e suplementar silício orgânico são auxílios importantes. E mais importante ainda: a hidratação. E não estamos falando somente de cremes hidratantes, mas sim na ingestão correta de água ao longo do dia.

ACNE: uma doença tão comum na adolescência que vem atingindo cada vez mais adultos. Sabia que a acne pode ser causada por vários fatores? Picos hormonais, excesso de algumas vitaminas, insulina elevada, alimentação inadequada e estresse são algumas delas. E algumas suplementações tem efeito muito positivo, como no caso do zinco e dos probióticos.

Hipócrates já dizia: “Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio”. Em tempos onde a falta de tempo inclusive para se alimentar de forma saudável é cada vez mais comum, o uso de suplementos e otimizadores metabólicos individualizados são cada vez mais importantes para a saúde e, porque não, para a beleza?

Fonte: Dra. Jackelyne Mendonça



CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES E PROMOÇÕES

x

Agende sua consulta via WhatsApp

Agende sua consulta via WhatsApp

x

Agende sua consulta via WhatsApp

Agende sua consulta via WhatsApp