É inevitável que a partir dos 25 anos a pele já começa a sofrer uma diminuição gradativa de colágeno (responsável por sua sustentação), provocando a flacidez cutânea, que se torna mais perceptível em torno dos 40 anos. Vários fatores contribuem para acelerar esse processo, como fumo, erros alimentares, sedentarismo, distúrbios hormonais, gravidez, obesidade, emagrecimento abrupto, dentre outros.

A flacidez cutânea é resultados da diminuição de colágeno no organismo. Com o passar do tempo, a pele fica mais fina e perde a sua elasticidade, levando a flacidez.

O colágeno mantém as células unidas, une e fortalece os tecidos. Ele é o principal componente proteico da pele, cartilagem e ossos. A partir dos vinte e cinco anos, o nosso organismo começa a perder essa produção de colágeno e começam a surgir os primeiros sinais na pele, como "bolsas" abaixo dos olhos, pequenas rugas ao redor dos olhos,, flacidez nas bochechas, no pescoço, nos glúteos, abdome, coxas, no braço, nas mãos e por todo o corpo. 

Podemos estimular a produção de novo colágeno e consequentemente prevenir e devolver elasticidade e firmeza à pele através de alguns hábitos saudáveis, como o uso de dermocosméticos e nutricosméticos que aplicamos sobre a pele ou ingerimos. Esses produtos funcionam como repositores e indutores da produção e da reorganização de colágeno.

Algumas tecnologias e procedimentos se apresentam como excelente opção de tratamento para flacidez facial e corporal:

Radiofrequência (RF) multipolar com LED (PowerShape®) 

As ponteiras faciais do aparelho PowerShape® tem sua principal indicação para pessoas que apresentam apenas um grau inicial de flacidez cutânea e que desejam retardar a sua evolução, realizando um tratamento mais preventivo, geralmente em torno dos 30 anos. Trata-se da terceira geração de RF bipolar com drenagem à vácuo e sistema de LED. O procedimento é muito confortável, sendo realizado em intervalos quinzenais, em torno de 6 a 8 sessões. A RF promove um aquecimento intenso do colágeno, o que acarreta sua contração imediata e melhora instantânea, que passa em algumas horas ("efeito cinderela"); e um efeito tardio através da formação de um novo colágeno observado após um mês, que é otimizado pelo LED e drenagem linfática, sendo o objetivo do tratamento. É indicado para face, papada e pescoço, além de outras áreas corporais como glúteos, abdome, membros superiores e inferiores. Seus resultados são bastante satisfatórios quando bem indicados, principalmente nos casos onde a flacidez vem associada a celulite corporal.

Ácido L-polilático ( Sculptra®) 

O Sculptra tem sua principal indicação para pessoas geralmente acima dos 40 anos, que desejam redefinir o contorno e o volume facial, melhorar a região da "papada" e do pescoço de uma forma natural e gradativa, sem mudanças abruptas, mas também tem excelente resposta na flacidez abdominal, nos glúteos e coxas, principalmente quando há celulite aparente neste locais. O produto visa estimular os fibroblastos a produzirem colágeno, melhorando assim a flacidez.  O número de sessões depende de cada caso, normalmente variando entre 2 a 4, em intervalos mínimos de 30 dias. Os efeitos esperados começam a surgir também a partir da terceira semana, se estendendo até o terceiro mês após a aplicação, pois o colágeno demora um pouco a ser produzido após sua estimulação. Os resultados são mundialmente comprovados e duram em torno de dois anos, dependendo de fatores pessoais e externos referentes ao envelhecimento natural individual.

Apesar de já termos vários métodos que nos auxiliam a envelhecer de uma forma mais harmônica, o essencial ainda se baseia em hábitos saudáveis, incluindo as escolhas alimentares e atividade física, para conseguirmos aproveitar cada fase de nossas vidas em sua plenitude e em sintonia perfeita.

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES E PROMOÇÕES