Comida Capilar

Comida Capilar

Há alguns alimentos que ajudam a manter os cabelos saudáveis e fortes. Para entendermos como a alimentação influencia na vitalidade dos fios, temos que conhecer as substâncias que os compõem. Se estudarmos um fio de cabelo, iremos encontrar principalmente proteínas (queratina), lipídeos (ceramidas), açúcares (mucina) e minerais (cobre, zinco, enxofre, ferro). Sendo assim, fica fácil entender porque algumas situações levam a queda ou enfraquecimento dos cabelos, como deficiência de ferro e proteínas, alimentações pobres em proteínas, dietas muito rigorosas e também cirurgia da obesidade. Um cabelo fraco é fino, sem vida, com cor diferente da original, quebradiço, ressecado, que cresce pouco ou que não ultrapassa certo comprimento.

Os aminoácidos e proteínas estimulam o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. Eles são encontrados nas carnes, ovos, leite e derivados e nos grãos. O enxofre ajuda na formação da queratina que forma toda a estrutura do fio, sendo essencial ao cabelo. Ele é encontrado no pimentão vermelho, alho, cebola, ovos, peixe, carne, repolho, couve. O iodo colabora para o crescimento e saúde do cabelo. Podemos encontrá-lo nos peixes de água salgada e no sal de cozinha. O cobre estimula o crescimento dos fios e pode ser encontrado nas nozes, castanhas e ostras. O ferro combate anemias e problemas dos cabelos relacionados a deficiências de ferro, estando presente no fígado, gérmen de trigo, amêndoas, passas, feijão, lentilha e folhas escuras. O cálcio reduz a fragilidade dos cabelos porque tem uma ação importante na produção das proteínas dos cabelos e controla a saúde da cutícula, incluindo o brilho capilar. É encontrado no leite e derivados, folhas verdes escuras, grãos, nozes e frutas secas. O zinco estimula o crescimento dos cabelos e reduz a oleosidade. São fontes ricas a carne, gérmen de trigo, levedo de cerveja, nozes e gema de ovo.

O óleo de linhaça melhora a aparência e o brilho dos cabelos, estando presente nos grãos de linhaça. O complexo B, Vit C, Vit E e CoQ10 diminuem a calvície e trata alguns tipos de anemia. O complexo B pode ser achado na soja, lentilha, gema de ovo, abacate, cenoura, semente de girassol e peixes. A Vitamina C está presente na acerola, goiaba, couve, brócolis, pimentão verde, espinafre, laranja e morango. A Vitamina E é encontrada no óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol, nozes, amendoim. O Pantenol Pró-vitamina B5 inibe a formação de lesões na fibra capilar, mantendo a saúde dos fios por mais tempo. É muito usada em shampoos e condicionadores por suas propriedades reparadoras e fornecedoras de brilho. Está presente nas carnes, ovos, frutas, cereais e verduras, sendo encontrada praticamente em todos os alimentos. A biotina ajuda na redução da queda de cabelos, pois melhora a saúde dos fios e reduz dermatites de couro cabeludo. Está presente no fígado, rim, farinha de soja, gema de ovo, cereal e levedura.

O manganês ajuda a formar uma fibra capilar mais saudável e bonita, com mais brilho e previne a queda capilar. Encontrado no abacaxi, amêndoas, amendoins, aveia, arroz integral, farinha de trigo integral, espinafre, batata doce, chá preto e chá verde. O silício é um importante componente do cabelo e reduz o envelhecimento capilar, além de promover brilho e saúde à haste do fio, e estando presente em boas concentrações no couro cabeludo, ajuda a evitar a queda de cabelos. Suas fontes naturais são a aveia, milho, arroz, trigo, cavalinha, frango, miúdos do frango como coração e moela, vegetais, algas, frutos do mar e cogumelos. Os bons óleos promovem hidratação, força e brilho dos cabelos. São óleos bons o oléico, linoléico, linolênico, Ômega 3 e Ômega 6. Podem ser encontrados nos peixes de água fria e nos grãos integrais. 

Enfim, o grande segredo alimentar para favorecer o crescimento e a qualidade dos fios capilares é uma dieta equilibrada, rica em proteínas, minerais e vitaminas.



CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES E PROMOÇÕES

x

Agende sua consulta via WhatsApp

Agende sua consulta via WhatsApp

x

Agende sua consulta via WhatsApp

Agende sua consulta via WhatsApp